Participamos na manhã desta quinta-feira, 09/11, do ato que marca o início da retirada, pela Copel, das torres de energia da Avenida Comendador Franco, que liga Curitiba a São José dos Pinhais. A Copel vai implantar uma linha subterrânea na avenida, com investimento de R$ 157 milhões. Com a retirada das torres, o canteiro central da avenida poderá ter outros usos para a cidade. Além de proporcionar um visual mais limpo, a nova rede vai contribuir muito para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia de toda a Região Metropolitana de Curitiba. A ideia é estender essa alternativa para outras vias da cidade como a Visconde de Guarapuava no centro, podendo utilizar o canteiro central para outros meios de transporte!

A nova linha subterrânea terá oito quilômetros de extensão e vai ampliar a capacidade de operação de 69 kv para 230 kv, conectando a já existente subestação Uberaba à subestação Curitiba Centro, que será construída ao lado do viaduto do Capanema.

A linha aérea existente será desativada, com a retirada de 25 torres, 20 superpostes e 42 km de cabos condutores instalados ao longo do canteiro central da Av. Comendador Franco.

RETIRADA – A obra de retirada começará pelo bairro Uberaba e vai acontecer de forma gradativa. Conforme as torres forem sendo desligadas, o fluxo de energia será desviado para outras linhas. Desta forma, os moradores não serão prejudicados. O prazo para a retirada é de três meses e, neste período, a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) dará suporte aos motoristas.