A Agropecuária registrou a maior expansão no primeiro trimestre de 2017 e alavancou o Produto Interno Bruto (PIB) que, no período, registrou avanço de 1% – resultado que, tecnicamente, tira o país da recessão.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última semana, o PIB da Agropecuária cresceu 13,4% na comparação com o último trimestre do ano passado. O índice representa o melhor desempenho em termos trimestrais desde 1996.
O vice-presidente e diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti, comemora os números.
“A agropecuária atropelou a crise… isso decorre de excelente safra que estamos colhendo, por conta do clima favorável e da produtividade atingida”, comemorou.
Em 2016 o BRDE destinou R$ 819 milhões em crédito para agropecuária. A expectativa agora fica para o anúncio do Plano Safra 2017/2018, que será anunciado nesta quarta-feira (06) às 11 hrs no Palácio do Planalto.
” A expectativa do setor do Agronegócio e nossa no BRDE é que tenhamos asseguradas boas linhas de financiamento para o próximo ano agrícola 2017/2018, com juros compatíveis a nossa realidade e anseio do setor produtivo”, afirmou.
Segundo Pessuti, os recursos são necessários para fazer o financiamento da próxima safra, além da aquisição de equipamentos, construção de armazéns e melhorias na logística como um todo.
Participação do Paraná é “fundamental”
Destaque na produção de grãos, o estado teve papel importante no resultado. O Paraná é o segundo produtor de soja do Brasil, sendo que a soja é o principal produto agrícola brasileiro.
No Paraná, a safra de grãos de verão 2016/17 está com a colheita praticamente encerrada e totaliza 24,8 milhões de toneladas – 23% a mais que a anterior. O carro-chefe é a soja, que contribui com 19,5 milhões de toneladas, um recorde de produção.