O ex-governador Orlando Pessuti, pré-candidato a senador pelo MDB, participou sexta-feira (17) da da entrega de títulos de propriedade a agricultores familiares dos municípios de Jardim Alegre e Rio Branco do Ivaí. “É uma grande satisfação estar aqui, neste momento histórico e de muita emoção para tantas famílias”, disse Pessuti. “A entrega desses títulos é a demonstração de que trabalhando juntos, governos federal, estadual, municipal e sociedade organizada, é possível resolver adequadamente a tão urgente questão da terra no Brasil”, acrescentou.
Em Jardim Alegre, foram entregues 418 títulos para agricultores do assentamento Oito de Abril. Foi a primeira emissão desse tipo de documento naquela área, ocupada em maio de 1997, que tem 13,8 mil hectares. A entrega dos títulos aconteceu na quadra poliesportiva do Colégio Estadual do Campo José Martí. Pessuti lembrou que como secretário de agricultura presidiu a audiência pública do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF) que declarou a área do assentamento de utilidade pública para fins de reforma agrária.
“É uma história muito bonita essa do assentamento Oito de Abril. É momento de nós cumprimentarmos o pessoal do assentamento. Porque ao longo desse tempo, conseguiram com a sua organização, a sua forma de agir, fazer com que muitas coisas acontecessem”, destacou Pessuti. Em Rio Branco do Ivaí, foram entregues 158 títulos de propriedade a agricultores familiares do assentamento Egídio Brunetto, criado em dezembro de 2013. Os documentos, além da posse definitiva dos imóveis rurais, garantem acesso aos créditos agrícolas e programas de apoio à agricultura familiar.