Municipalista por natureza, o ex-governador Orlando Pessuti, pré-candidato a senador pelo MDB, reafirmou nesta quarta-feira (22) – durante evento de liberação de verbas no Palácio Iguaçu – que o fortalecimento dos municípios estará no topo da pauta de prioridades que pretende levar a Brasília. “Tenho o municipalismo em meu coração, alma e mente desde sempre. Essa é uma causa que deve ser tratada com muita firmeza no Congresso Nacional”, afirmou.
Pessuti destacou que a vida das pessoas acontece nos municípios, onde a ação do executivo e legislativo municipais afeta diretamente o cotidiano da população, por envolver questões de saúde, educação e moradia. E lembra que durante os cinco mandatos como deputado estadual sempre atuou em parceria com os prefeitos, sendo inclusive relator da comissão especial para criação da Lei Orgânica dos Municípios.
“Quero marchar ao lado dos líderes municipalistas para reverter injustiças. Hoje, os municípios não recebem sequer 15% dos impostos arrecadados no país, enquanto o governo federal fica com mais de 60%”, acrescentou Pessuti, que nesta quarta-feira acompanhou solenidade de repasse de R$ 664,5 milhões para 353 municípios. Somando valores já liberados, chega a mais de R$ 1,1 bilhão o total de recursos repassados pelo Governo do Paraná aos municípios em um intervalo de três meses.
Os valores serão empregados na construção de creches, Centros de Saúde Especializado, praças, quadras de esportes, calçadas, Centros de Desenvolvimento Econômico, barracões industriais, escolas municipais, complexos esportivos, Centros de Referência de Ação Social (CRAS), Centros de Convivência, terminais rodoviários, terminais de transporte urbano e campos de futebol, além de pavimentação de centenas de ruas e avenidas e a implantação de iluminação pública e ciclovias.