“É com grande satisfação que participo da comemoração dessa noite, ao lado de tantos amigos, porque aqui posso lembrar de grandes conquistas e projetos de sucesso que executamos em parceria, enquanto governador e secretário da agricultura, e também posso reafirmar, como pré-candidato a senador, meu compromisso com as questões ambientais”.
A afirmação foi feita pelo ex-governador e pré-candidato ao Senado pelo MDB Orlando Pessuti na noite desta terça-feira, durante a solenidade em comemoração ao Dia do Engenheiro Florestal, 12 de Julho, no Centro de Ciências Florestais e da Madeira (Cifloma), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Pessuti disse que trabalha com a responsabilidade socioambiental desde os tempos como extensionista rural. “Atuei em programas de manejo integrado de solo e água, microbacias, matas ciliares e restabelecimento de biomas, como o da Mata Atlântica, enquanto deputado estadual, secretário da Agricultura, vice-governador e governador”.
“No Senado, quero usar essa experiência em relação aos cuidados com o meio ambiente que acumulei em minha trajetória na vida pública”, garantiu Pessuti. O ex-governador também elogiou a atuação dos profissionais homenageados na preservação dos ecossistemas florestais no Paraná.
Protetor –O Dia do Engenheiro Florestal é comemorado em 12 de julho em homenagem ao São João Gualberto, que morreu nesta data, no ano de 1073. O santo foi um monge italiano que dedicou sua vida ao cultivo de bosques florestais e, por isso, foi consagrado pelo Papa Pio XII como o “protetor dos florestais”.