O diretor presidente do BRDE, Orlando Pessuti, participou nesta terça-feira (24), em Curitiba, da posse do novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini, assumiu a
presidência antes ocupada por Marcel Micheletto, prefeito de Assis Chateaubriand. A solenidade foi na Assembleia Legislativa do Paraná, com a presença da governadora Cida Borghetti.
Pessuti aproveitou a ocasião para entregar ao novo presidente da AMP proposta de parceria entre o BRDE e a entidade, como já acontece com as associações de municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O objetivo do acordo é
a promoção de ações conjuntas, como realização de palestras e seminários, que visam o desenvolvimento dos municípios, o fomento e a divulgação de oportunidades de investimento também para as empresas.
“Além disso, vamos estabelecer um canal de comunicação entre as duas instituições, buscando divulgar as oportunidades de financiamento aos municípios de forma técnica e organizada”, disse Pessuti, citando também o programa BRDE Municípios, que apoia o desenvolvimento institucional e a
infraestrutura econômica, social, turística, urbana e rural de cidades em toda a Região Sul. “Ficaremos muito honrados com esta parceria e temos certeza de que as ações desenvolvidas em conjunto serão muito exitosas”, acrescentou.
A governadora Cida Borghetti ressaltou a importância da AMP para o estado e de promover políticas públicas nas cidades para garantir atendimento de qualidade à população e lembrou os diversos convênios celebrados nos últimos meses entre o governo do Estado e a maioria dos municípios do Paraná, com o repasse de verbas para investimentos em vários setores das administrações.
O novo presidente da AMP enfatizou o bom relacionamento com o governo estadual. “É fundamental para o desenvolvimento dos municípios, principalmente dos pequenos. Dependemos das ações do Estado, que responde
às nossas demandas por meio de investimentos e programas governamentais”, afirmou Schiavini.
AMP – Fundada em 20 de agosto de 1964, a AMP congrega os 399 municípios do Estado e tem a função de defender os interesses deles frente às demais instâncias do poder. Além disso, a entidade também oferece serviços de consultoria e assessoria nas áreas jurídica e tributária, bem como informações atualizadas sobre as transferências constitucionais e o movimento municipalista.
Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico; os secretários de Estado do Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti; e do Cerimonial e Relações internacionais, Ezequias Moreira; o deputado federal Ricardo Barros; o líder do Governo na Assembleia, Pedro Lupion; deputados estaduais, prefeitos e vereadores.