O ex-governador Orlando Pessuti, pré-candidato ao Senado pelo MDB, está participando ativamente da reorganização do partido no Estado, percorrendo várias regiões do Paraná para encontros com prefeitos, parlamentares e lideranças. Pessuti diz que colocou seu nome à disposição do partido para as eleições de outubro próximo porque quer trabalhar por um Paraná cada vez mais forte.

Com mais de 40 anos de vida pública e sete vitórias nas urnas, Pessuti afirma ter acumulado experiência e conhecimento para bem representar o Paraná no Senado. “Conheço a realidade de nosso Estado, por isso vou trabalhar firme pelo fortalecimento do agronegócio, do cooperativismo paranaense, dos setores de infraestrutura e logística e por uma maior representatividade política do Paraná”, afirma.

Pessuti garante também que vai atuar ao lado de prefeitos e vereadores para fortalecer os municípios paranaenses. “Já andei pelos 399 municípios do nosso Estado, conheço a realidade, a diversidade cultural, as diferenças geográficas de cada um na palma da mão e tenho um forte compromisso com as questões sociais. Sabemos que município forte significa o bem estar da população que nele vive”, diz.

PERFIL

Médico-veterinário, paranaense de Califórnia, Orlando Pessuti ingressou na política paranaense em 1982, ao ser eleito deputado estadual pelo MDB. Foi reeleito para o mesmo cargo por mais quatro legislaturas consecutivas, tendo participado da elaboração da Constituição do Paraná. Ocupou também a presidência da Assembleia Legislativa entre 1995 e 1997.

Foi vice-governador por dois mandatos, de janeiro de 2003 a março de 2010, e secretário estadual da Agricultura. Em abril de 2010 assumiu o cargo de governador do Paraná. Foi também integrante do Conselho de Administração da Itaipu Binacional, diretor administrativo e diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).