Curitiba ganhou um presente de aniversário antecipado na manhã deste sábado (24/3): pouco antes de comemorar seus 325 anos, no próximo dia 29, o prefeito Rafael Greca entregou à cidade o Parque Vilinha do Atuba revitalizado, com a devolução da estátua do Cacique Tindiquera, que passou o último ano instalada na Praça Tiradentes.

A Vilinha foi o primeiro lugar da povoação de Curitiba. Desbravadores portugueses chegaram ao local, vindos de Paranaguá, em busca de ouro e se acomodaram no povoado às beiras dos rios Atuba e Bacacheri, local chamado “Vilinha”. Uma das lendas da fundação da cidade relata que o Cacique Tindiquera, que os acompanhava, apontou para os arredores de onde hoje é o Centro da cidade, sugerindo que seria o novo lugar para o povoado se expandir.

Revitalização

A área foi doada à prefeitura em 1967 e o parque criado em 1972. As obras de revitalização incluíram a pintura de todo o Centro Cultural, a troca de vidros quebrados e das tampas e grelhas do sistema de drenagem, a troca da cobertura do palco e fundo da edificação, conserto das calçadas, limpeza do lago, despraguejamento das canchas de areia e área de lazer para crianças, pintura da quadra poliesportiva, reforma dos banheiros, poda das árvores, roçada e limpeza geral do parque.

Estiveram presentes ao evento o vereador Bruno Pessuti; o representante indígena da etnia Kaingang, Florêncio Rekag Fernandes; o  escultor Elvo Benito Damo; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gehr.