Com forte atuação nas questão ambientais em seus 40 anos de vida pública, o ex-governador Orlando Pessuti, pré-candidato ao Senado pelo MDB, participou na noite desta terça-feira (31), em Brasília, das comemorações dos 10 anos do Código Florestal Brasileiro. “É uma satisfação participar desse momento, principalmente em toda minha trajetória, seja como pequeno agricultor que fui, extensionista rural, médico veterinário, deputado estadual, secretário da agricultura, vice-governador e governador, sempre trabalhei pela proteção de nosso solo, de nossos rios e de nossas florestas”, afirmou Pessuti.

“Estamos aqui celebrando, mas esse momento também serve de reflexão. O Código Florestal foi um avanço, por definir regras para proteção e exploração de florestas, mas não podemos parar por aqui. Essa questão deve ser tratada diariamente, porque dela depende nosso futuro”, destacou o ex-governador.  O Código Florestal, instituído pela lei nº 12.651/2012, estabelece o tamanho das áreas que devem ser conservadas.

“Tenho forte ligação com as questões referentes ao meio ambiente e à sustentabilidade, o que eu chamo de responsabilidade socioambiental”, acrescentou Pessuti. Ele disse que pretende, se eleitor senador, levar a Brasília a experiência acumulada em sua trajetória na vida pública e contribuir para que o Paraná continue crescendo, sem descuidar do meio ambiente. “Tive a oportunidade de participar e executar programas ambientais sempre sem radicalismo, usando a razão, com respeito aos empreendimentos rurais ou comerciais, industriais ou de serviços”, concluiu.