O ex-governador Orlando Pessuti, pré-candidato a senador pelo MDB, parabenizou nesta quinta-feira (23) os prefeitos de municípios do Vale do Ivaí que embarcarão em missão técnica para Genebra, na Suíça, neste domingo (26). A viagem faz parte do projeto de aceleração dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“É com grande entusiasmo que vejo nossos prefeitos buscando experiências exitosas em outros países numa questão tão urgente nos dias de hoje, que é o desenvolvimento sustentável”, afirmou Pessuti. Participam da comitiva que irá a Genebra os prefeitos dos municípios de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo, de Cambira, Emerson Toledo Pires, de Jandaia do Sul, Lauro de Souza Silva Júnior, e de Jardim Alegre, Roberto Furlan.

Os prefeitos do Vale do Ivaí seguem para a Suíça juntamente com mais 11 prefeitos paranaenses, convidados pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e governo estadual, como parte de um convênio internacional que prevê a formação de gestores públicos e a captação de recursos para ações de desenvolvimento sustentável. O convênio foi assinado recentemente em Dubai, Emirados Árabes, pelo Governo do Paraná e Unitar (ONU).

Ao desejar sucesso aos prefeitos, Pessuti falou de sua atuação em programas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, em 40 anos de vida pública. “Tenho forte ligação com as questões referentes ao meio ambiente e à sustentabilidade, o que eu chamo de responsabilidade socioambiental”, disse.

“Trabalho com responsabilidade socioambiental desde meus tempos como extensionista rural, depois secretário de agricultura, vice-governador e governo do Paraná, sempre sem radicalismos, com respeito aos empreendimentos rurais, comerciais, industriais ou de serviços”, acrescentou Pessuti.

Experiência – Sobre os ODS, Pessuti recordou a participação, como diretor-presidente, dos processos que tornaram o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) uma instituição financeira voltada ao desenvolvimento sustentável. O banco chegou a apresentar seus programas de produção e consumo sustentáveis em dois encontros nas Nações Unidas (ONU).

“Esse compromisso com a sustentabilidade credenciou o BRDE a buscar recursos no Exterior, algo inédito na história do banco”, destacou Pessuti. “No Senado, quero usar essa experiência em relação aos cuidados com o meio ambiente que acumulei em minha trajetória na vida pública”.