Pessuti plantou uma jabuticabeira no Bosque dos Visitantes, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na tarde desta sexta-feira (25). Para Pessuti, que também foi conselheiro da Itaipu Binacional, o ato teve um grande significado pessoal, pois, ainda jovem, acompanhou a construção da usina e, durante a carreira, participou de diversas formas da história da hidrelétrica.

Pessuti e o filho, conselheiro da Itaipu, Orlando Moisés Fischer Pessuti, foram acompanhados na visita ao PTI pelo diretor financeiro-executivo da Itaipu, Marcos Stamm. O ex-governador fez questão de fazer sozinho o plantio completo. “Modéstia à parte, plantei muitas árvores na minha vida”. Ele contou que morou e trabalhou na roça até os 16 anos de idade.

Plantar uma árvore no PTI, localizado nas instalações da usina da Itaipu, significou para Pessuti a realização de um sonho. “Plantar uma árvore aqui e deixar sinalizada a nossa história de homem público, é deixar um pouco da nossa história fincada em um solo tão maravilhoso como esse do Oeste do Paraná”, afirmou.

Itaipu, conforme Pessuti, fez parte de sua história em diversos momentos: em debates como estudante, como profissional de ciências agrárias, na formação de parcerias quando foi secretário da agricultura, como vice-governador, governador, até ser conselheiro da empresa. “Acredito que essa árvore representará a nossa trajetória de vida em favor da causa e do bem estar em favor da população brasileira e, no caso de Itaipu, também do Paraguai”, complementou.

O ex-governador fez todo o plantio da jabuticabeira. “Modéstia à parte, plantei muitas árvores na minha vida”, disse.