Uma das obras mais urgentes do Litoral do Estado, a ponte sobre a Baía de Guaratuba, poderia ter saído do papel há 32 anos, quando sua construção foi inserida no artigo 36 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição do Paraná, por meio de emenda elaborada em parceria pelos ex-deputados estaduais Orlando Pessuti e Antonio Anibelli.

Mais o que aconteceu ao longo dessas mais de três décadas? A verdade é que faltou o comprometimento de alguns governadores com obra. Houve também questionamentos por parte de organizações ambientalistas e de setores do Judiciário e do Ministério Público em relação a obras no litoral, incluindo a ponte.

Acompanhe a cronologia dos fatos:

1989 – A parceria entre os deputados Antonio Anibelli e Orlando Pessuti consegue incluir o artigo 36 dos ADCT na Constituição do Paraná, que determina a construção da ponte de Guaratuba.

1990 – Governo do Estado envia anteprojeto de lei à Assembleia Legislativa propondo a construção da ponte de Guaratuba. A lei é sancionada um ano depois, mas nada mais acontece até 2010.

2010 – O então governador Orlando Pessuti anuncia estudos para duplicação da PR 412, ligando Pontal do Paraná-Matinhos-Guaratuba à Garuva, e construção da ponte, entre outras obras no Litoral.

2011 – Governador que sucedeu à Pessuti cancela o projeto, que só volta a ser discutido em 2017, quando é lançado novo edital para contratação de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).

2020-21 – Novos editais são publicados para elaboração de estudos e projetos referentes à construção da ponte.

2022-23 – Espera-se a abertura de licitação para construção da ponte de Guaratuba e o início das obras.