O presidente do BRDE, Orlando Pessuti, reuniu-se  em Brasília com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. No encontro, conversaram sobre a criação do Fundo Orçamentário da Região Sul – Fundo Sul, que deve ser gerido pelo BRDE. A criação do Fundo Sul foi discutida na última reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em dezembro de 2017, em Porto Alegre.

De acordo com Pessuti o Fundo Sul pode ser criado por medida provisória presidencial, com uso de recursos excedentes dos Fundos Constitucionais. O diretor-presidente lembrou da estimativa feita em 2017 de que o ano terminaria com uma sobra de R$ 2 bilhões nesses fundos. “Estamos dando a largada nas conversas com o governo federal para a criação do Fundo Sul”, disse Pessuti. O deputado federal Sérgio Souza acompanhou o encontro.

Os governadores dos três estados do Sul, Beto Richa (PR), José Ivo Sartori (RS) e Raimundo Colombo (SC), apoiam a criação do Fundo, que vai aumentar a igualdade da região em relação ao restante do país, uma vez que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os únicos que ainda não têm acesso a recursos do Tesouro Nacional ou de Fundos Constitucionais. “