O programa Leite das Crianças surgiu a partir da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Leite instaurada na Assembleia Legislativa em 2001/2002, conduzida pelo então deputado estadual Orlando Pessuti. Foi quando os produtores de leite do Paraná pediram “um basta” nas importações de leite em pó para os programas sociais do governo. Pessuti criou o programa assim que assumiu o cargo de vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento.
Cândido de Abreu foi o primeiro município do Paraná a integrar o Programa Leite das Crianças, voltado para famílias carentes. O programa, que começou a ser implantado no dia 15 de maio de 2003, foi criado para beneficiar crianças, entre seis meses a três anos de idade, em todo o Paraná, diariamente.
Pessuti lembra que o Programa trata-se de um conjunto de ações voltadas para a nutrição e alimentação das crianças, a inclusão social, a motivação educacional e o apoio aos pequenos produtores rurais e laticínios do Estado.
Em 2010 a Assembleia Legislativa aprovou projeto que determinou que o Programa Leite das Crianças seja constitucionalmente obrigatório no Paraná.