O governador Beto Richa entregou nesta quarta-feira (6), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, materiais esportivos para instituições sociais de 34 municípios paranaenses. Nesta etapa, 75 Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) e instituições parceiras de Curitiba e região e Litoral receberam os conjuntos de materiais esportivos adaptados para o paraesporte, como brinquedos que desenvolvem a sensibilidade, além de bolas, jogos de camisa, redes e apitos para árbitro. O secretário de Estado de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, participou da solenidade.
A importância da prática esportiva para o desenvolvimento social e humano, foi ressaltada pelo governador. “Acredito no poder transformador do esporte, pois ele disciplina e socializa”, disse. Ele destacou que os materiais esportivos fortalecerão ainda mais o trabalho desenvolvido nas Apaes e instituições parceiras e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em apoiar as entidades. “As Apaes têm o reconhecimento do Governo do Estado por oportunizarem uma vida com mais qualidade para as pessoas. O Governo do Estado está de portas abertas para melhorar a vida dos paranaenses”, afirmou.
A diretora do Colégio Maria Clara Barbosa da Gama, que abriga a Apae de Campina Grande do Sul, Sirlea Fabrin da Silva, afirmou que os conjuntos de materiais vão aprimorar o trabalho da Apae e produzir mais resultado no desenvolvimento psicomotor e social dos alunos. “Como é um material adaptado podemos usar com todos os alunos, independente do nível de comprometimento motor e neurológico. A socialização será muito melhor”, garantiu.
GARANTE DIREITOS – O governador lembrou que o ensino especial no Paraná está assegurado pelo Estado. “O governo federal criou uma proposta para acabar com a educação especial promovendo uma inclusão radical. Mas, aqui no Paraná criamos uma lei que inclui a educação especial na rede estadual de ensino”. O Paraná, afirmou o governador, foi o primeiro estado a criar legislação que garante os direitos da pessoa com deficiência. Ele também mencionou o Paraná Inclusivo, que assegura a redução da carga horária para servidores públicos que precisam cuidar de familiares com deficiência.
MAIS ESPORTE – O repasse de materiais esportivos, explicou o secretário de Estado do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, é uma ação do Programa Paraná Mais Esporte, criado pelo governo estadual a partir de um diagnóstico da situação dos municípios, feito em todo, em 2015. O objetivo do projeto é consolidar a nova política de esportes do Paraná, que tem como foco a iniciação esportiva. “É a primeira vez que o programa Paraná Mais Esporte atende as modalidades de paradesportos. A intenção é universalizar a prática esportiva, incentivar pessoas de todas as idades a aderirem a alguma atividade física”, disse.
As Apaes contempladas nessa primeira entrega fazem parte da regional de Curitiba que abrange, além da capital, os municípios da Região Metropolitana e do Litoral. A meta é disponibilizar os equipamentos a todos os municípios do Estado até o final deste ano. O Paraná conta com 336 Apaes e 14 instituições parceiras que, juntas, atendem 45 mil alunos.